terça-feira, 8 de dezembro de 2009

HISTÓRIA

Jones de Abreu

História
Criado com o objetivo de instigar a platéia à leitura e à música, o projeto Terça Crônica envolve o espectador com informações simultâneas sobre a vida e obra de um cronista e um compositor brasileiros. As leituras dramatizadas de crônicas são entremeadas por interpretações de canções. Entre uma e outra, surge um delicioso bate-papo sobre o estilo, a linguagem, as historietas dos autores e o gênero literário da crônica. Inspirado na definição do escritor Arthur da Távola, “a crônica é o samba da literatura”, o projeto adquire a alma de descontraídas rodas de leituras, canções, conversas e tiradas bem-humoradas. Essa mistura de teatro, talk-show e música quer atingir público de faixas etárias diversas (do jovem ao adulto).
Esse retorno do público foi percebido em cada edição do projeto realizado em Brasília desde o dia 05 de agosto de 2008. Com entrada franca, as crônicas dramatizadas por Jones Schneider (Jones de Abreu) e as canções interpretadas por Alex Souza ganharam público terça a terça, movimentando o teatro em dia até então considerado morto culturalmente.
Na versão com a presença de cronistas brasilienses (como Alexandre Ribondi, Conceição Freitas, Severino Francisco, José Carlos Vieira), o projeto cativou público fiel, crescente e diversificado. Instigou ainda pessoas a escrever crônicas e enviá-las ao ator, como foi o caso de Waleska Barbosa, cujo texto foi lido numa das edições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário