domingo, 9 de setembro de 2012

Câmara em Pauta destaca Terça Crônica


Terça Crônica apresenta: Baião de Dois

Escrito por Simone de Moraes 22:11:00 09/09/2012


Crédito :
O olhar trágico, familiar e sagaz de Nelson Rodrigues dialoga com o sentimento sertanejo, dolorido pela partida e radiante na celebração à vida de Luiz Gonzaga. Dois mestres da cultura brasileira, encontram-se no segundo módulo do Terça Crônica, dia 11 de setembro, às 20h, no Café com Letras (203 Sul), com entrada franca. A noite de celebração rememora o centenário de nascimento desses homens que, cada um em seu âmbito de linguagem, ajudaram a construir a identidade da cultura brasileira. “O projeto não força aproximações entre o cronista e o músico homenageados. As relações se estabelecem naturalmente”, observa Jones de Abreu, ator e criador do projeto da Criatura Alaranjadas Cia. de Teatro.

Jones de Abreu vai dramatizar crônicas de Nelson Rodrigues, enquanto Alex Souza interpretará o repertório de Luiz Gonzaga. No centro do palco, o jornalista e escritor Rosualdo Rodrigues, que em novembro lança a livro, em coautoria com Carlos Marcelo, O fole roncou! Uma história do forró (Zahar Editora). Num clima descontraído de bate-papo, os três vão falar das influências, estilos e contar causos dos mestres celebrados. Após a apresentação, a programação segue com o projeto Âmbar, da dupla Luana Lima e Malu Ribeiro, com selecionado repertório do cancioneiro popular.


Um dos vencedores do edital nacional Procultura para Programação Cultural de Livrarias, do Ministério da Cultura, o Terça Crônica não poderia voltar à cena de forma tão feliz. “Retornar dentro de uma aconchegante livraria, cercado de obras literárias de todos os lados, é um sonho. A sensação é de que estaremos em casa. O estímulo à leitura e as delícias do ato de ler sempre foram as tônicas desse projeto híbrido de linguagens, espécie de talk-show que mistura teatro, música e entrevistas”, observa Jones de Abreu


Até dezembro, serão nove sessões quinzenais que vão privilegiar grandes nomes da crônica nacional, com a presença de convidados da cidade. Criado em 2008 em temporada no Teatro Goldoni, Terça Crônica já participou da Feira do Livro (2010) de Brasília e da I Bienal do Livro e da Leitura (2012), fazendo também itinerância pelas cidades de Ceilândia e Taguatinga, com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). O projeto se desdobrou ainda no Quinta Crônica (de 2008 a 2011) e no programa Canto das Letras, atualmente apresentado mensalmente na TV Câmara.


TERÇA CRÔNICA NO CAFÉ COM LETRAS


Com Jones de Abreu e Alex de Souza. Crônicas de Nelson Rodrigues e canções de Luiz Gonzaga. Participação: Rosualdo Rodrigues. Dia 11 de setembro, terça-feira, às 20h, com entrada franca. Após a apresentação, a programação segue com o projeto Âmbar, da dupla Luana Lima e Malu Ribeiro, com repertório do cancioneiro popular e couvert a R$ 7. Classificação indicativa: não recomendado para menores de 10 anos.

PROGRAMAÇÃO 2012


11 de setembro: Crônicas de Nelson Rodrigues e canções de Luiz Gonzaga.
25 de setembro: Crônicas de Clarice Lispector e canções de Cartola.
9 de outubro: Crônicas de Luis Fernando Verissimo e canções de Adoniran Barbosa.
21 de outubro: Crônicas de Carlos Drummond de Andrade e canções de Noel Rosa.
6 de novembro: Crônicas de Lya Luft e canções de Tim Maia.
20 de novembro: Crônicas de Miguel Falabella e canções de Rita Lee.
4 de dezembro: Crônicas de Maitê Proença e canções de Vinicius de Moraes.
18 de dezembro: Crônica especialmente convidado e canções de Alex Souza.

Tags :


Nenhum comentário:

Postar um comentário