segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Vida pulsante




As narrativas de Luis Fernando Verissimo parecem que foram feitas para ser lidas em voz alta. Recheadas de diálogos e com forte estrutura ficcional, as histórias saltam aos olhos à medida em que o leitor fica diante delas. Não à toa inspiraram esquetes teatrais e até seriados de tevê, como A Comédia da Vida Privada. São esses episódios deliciosos que movimentam o quarto módulo do Terça Crônica, dia 9 de outubro (terça-feira), às 20h, no Café com Letras (203 Sul), com entrada franca, numa noite entremeada pelas canções marcantes de Adoniran Barbosa. “Os dois são observadores exímios do cotidiano”, aproxima Jones de Abreu, ator e criador do projeto da Criatura Alaranjadas Cia. de Teatro.

Num clima de bate-papo, Jones de Abreu vai ler as crônicas de Luis Fernando Verissimo enquanto Alex Souza interpreta canções de Adoniran Barbosa. Os dois ainda recebem o poeta e jornalista José Carlos Vieira para falar sobre o autor homenageado e comentar a respieto da obra poética de sua autoria. “Zé Carlos tem uma veia poética profunda ao mesmo tempo que é dono de um humor singular. Quero ressaltar esses aspectos em sua criação”, adianta Jones que convidou os atores Atores convidados Carolinna Carvalho e Vitor Araújo para participarem das leituras.

Com casa lotada a cada edição, o Terça Crônica no Café com Letras é um dos projetos vencedores do edital nacional Procultura para Programação Cultural de Livrarias, do Ministério da Cultura. Até dezembro, serão nove sessões quinzenais que vão privilegiar grandes nomes da crônica nacional, com a presença de convidados da cidade. Criado em 2008 em temporada no Teatro Goldoni, Terça Crônica já participou da Feira do Livro (2010) de Brasília e da I Bienal do Livro e da Leitura (2012), fazendo também itinerância pelas cidades de Ceilândia e Taguatinga, com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). O projeto se desdobrou ainda no Quinta Crônica (de 2008 a 2011) e no programa Canto das Letras, atualmente apresentado mensalmente na TV Câmara.


TERÇA CRÔNICA
Com Jones de Abreu e Alex de Souza. Crônicas de Luis Fernando Verissimo e canções de Adoniran Barbosa. Participação: José Carlos Vieira. Atores convidados: Carolinna Carvalho e Vitor Araújo. Dia 9 de outubro, terça-feira, às 20h, com entrada franca. Após a apresentação, a programação segue com o projeto Âmbar, da dupla Luana Lima e Malu Ribeiro, com repertório do cancioneiro popular e couvert a R$ 7.  Classificação indicativa: não recomendado para menores de 10 anos.


PROGRAMAÇÃO 2012

9 de outubro: Crônicas de Luis Fernando Verissimo e canções de Adoniran Barbosa.
23 de outubro: Crônicas de Carlos Drummond de Andrade e canções de Noel Rosa.
6 de novembro: Crônicas de Lya Luft e canções de Tim Maia.

20 de novembro: Crônicas de Miguel Falabella e canções de Rita Lee.
4 de dezembro: Crônicas de Maitê Proença e canções de Vinicius de Moraes.
18 de dezembro: Cronista especialmente convidado e canções de Alex Souza.




Nenhum comentário:

Postar um comentário