terça-feira, 4 de dezembro de 2012

No doce embalo da delicadeza

Jones de Abreu vai ler crônicas de Maitê Proença, numa noite misturada com canções de Vinicius



MARIANA MOREIRA

Uma noite de encontros suaves e delicadezas femininas. Esse promete ser o tom da Terça Crônica, encontro híbrido de linguagens que, desde 2008, promove o enlace artístico entre um nome literário e um representante da música nacional. Na edição de hoje (4/12), a penúltima do ano, a escolhida é a atriz a escritora Maitê Proença, que será homenageada ao lado de Vinicius de Moraes. A partir de 20h, no Café com Letras (203 Sul), o ator e curador do projeto, Jones de Abreu, fará a leitura de crônicas dela, enquanto a jornalista e apresentadora Márcia Witczak falará sobre a vida e a obra de Maitê.
“Todo mundo conhece a Maitê como atriz, é surpreendente para muitos saber que ela também é escritora”, afirma Abreu, reforçando que a atriz não estará presente. Se os textos pegam alguns de surpresa, eles são uma constante na vida da autora. Desde menina, ela registra em cartas suas impressões de viagens e observações sobre o mundo. Lançou, em 2005, o primeiro livro de crônicas, Entre ossos e escrita e, dois anos depois, finalizou a segunda obra, Uma vida inventada, memórias trocadas e outras histórias, na qual mistura fatos reais à ficção.
Mesmo sem publicar toda a produção, a atriz, musa nacional desde que surgiu nas telas na novela Dona Beija, da extinta TV Manchete, cultiva o hábito de escrever quase diariamente, como quem mantém um diário. “Ela tem uma escrita muito interessante, bem-humorada, mas sem buscar o humor. Tem uma voz muito particular sobre o cotidiano, são reflexões sobre a profissão, sobre situações que ela observa no trabalho, nas ruas, em casa, na praia. Seu texto tira o peso de momentos delicados com uma leve picardia”, analisa Abreu.

O Poetinha
Durante a noite, serão lidas duas crônicas de Maitê, um trecho de um terceiro texto, além de uma obra de Márcia Witczak, que também não faz alarde sobre sua veia literária. Para apresentá-la ao público, Abreu selecionou uma reflexão da jornalista sobre a maternidade, na qual compara seus impulsos de menina e adolescente à necessidade de hoje, como mãe, de controlar as pulsões das crianças.
 As leituras ganharão pinceladas musicais da obra do Poetinha. “Enquanto Vinícius era um romântico, escrevia para seduzir as mulheres, de forma delicada, Maitê defende o feminino sem levantar bandeiras, sem um discurso partidário”, atesta o curador. “Vinícius tem participação grandiosa na minha formação. Sua vida e sua obra são banhadas de histórias emblemáticas para a música brasileira”, destaca Alex de Souza, curador da vertente musical do Terça. Composições como Garota de Ipanema, Samba da Bênção, Regra Três e A casa serão parte do repertório do tributo.

Affonso, na roda
No próximo dia 18 de dezembro, a temporada do Terça Crônica no Café com Letras se encerrará fazendo referência à primeira edição, há quatro anos, ainda no Teatro Goldoni. Na primeira edição do projeto, Abreu levou ao palco as palavras de Affonso Romano de Sant’Anna. Agora,  o ano de 2012 será concluído com a presença do autor comentando a própria obra. “Para mim, a vinda dele tem um valor simbólico muito forte. Há 15 anos, quando participei de um núcleo de contadores de histórias,  escolhi o texto Daltônicos de todo o mundo: uni-vos! para dramatizar. Poderei dizer a ele o quanto seu trabalho é importante para a minha carreira de ator”, destaca.



TERÇA CRÔNICA
Com Jones Abreu, Márcia Witczak e Alex Souza. Crônicas de Maitê Proença e canções de Vinícius de Moraes. Hoje (4/12), às 20h, no Café com Letras (CLN 203). Entrada franca. Não recomendado para menores de 10 anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário